Um Simples Truque de Copy.
*artigo originalmente publicado para nossa lista de e-mails. Clique aqui para participar dela
Vou te ensinar um simples truque de copy.
Essa foi a mesma técnica que Steve Jobs usou para introduzir um dos produtos de maior sucesso da história da Apple – que esmagou sua concorrência em questão de meses. (Mesmo chegando “atrasado” no mercado).
Eu não me surpreenderia se ela fizesse você fazer algo parecido, nas suas proporções, é claro.
Para fazer você entendê-lo vou te contar uma pequena história.
Eu estava jantando com meu amigo Fernando Vitti, um dos melhores marqueteiros B2B do Brasil, na minha opinião. Isso me deu a ideia de lhe fazer uma proposta:
“Vitti, bora criar um curso seu! Seu conhecimento é fo** e aposto que conseguimos tirar um bom dinheiro“, eu lhe disse.
Ele hesitou.
“Não sei se quero… Vai dar muito trabalho“.
Até que eu pensei em usar copy para convencê-lo.
Um pouco antes ele havia me dito que tinha entrado em um MBA que custava bem caro.
Usei aquilo em minha vantagem.
“Vamos pagar seu MBA“, eu disse empolgado.
Na hora sua cara mudou. A expressão que antes era de dúvida e desconforto mudou para olhos arregalados e interessados.
“Hmmm“, ele disse.
E na hora eu já sabia que tinha um negócio fechado.
— PAUSA —
Você consegue perceber o que eu fiz?
Preste atenção porque essa lição é importante e pode mudar tudo para você.
Na duas falas, eu fiz uma promessa.
A primeira era: vamos fazer um curso e ganhar dinheiro.
A segunda era: vamos fazer um curso… e pagar seu MBA.
Boom.
A diferença parece sutil, mas aos ouvidos ou olhos de quem recebe a mensagem… ela é tão diferente quanto a noite é do dia.
Por quê?
Porque a primeira promessa é vaga e sem graça. Fazer mais dinheiro é algo que é prometido por muitas pessoas. Não apenas isso, mas é difícil de imaginar.
Mais dinheiro quanto? Em quanto tempo? Etc…
Você cria várias perguntas na cabeça do receptor da mensagem.
O que é totalmente diferente no caso dessa segunda promessa.
“Vamos pagar seu MBA“.
Isso é o que eu chamo de promessa concreta.
Uma promessa forte, e diferente que cria uma imagem concreta na cabeça da pessoa.
Ela consegue imaginar perfeitamente a mensagem. No caso, meu amigo Fernando conseguia imaginar fazendo o MBA sem ter que tirar um tostão do bolso.
Ai sim…
É a mesma coisa que a Apple fez, por exemplo, quando lançou o Ipod. Enquanto todos outros players de mp3 se gabavam dos “megas” e “gigas“, a Apple chegou com uma promessa concreta:
“1.000 música no seu bolso“.
Uma diferença de bilhões de dólares.