Os segredos de Vegas
*artigo originalmente publicado para nossa lista de e-mails. Clique aqui para participar dela
“Ah…” eu pensei “se os empreendedores aprendessem isso no Brasil…
… Provavelmente ninguém teria problemas com concorrência”.
Voltei pro Brasil na semana passada.
Passei um tempo em Las Vegas.
Lá me deparei com uma importante lição de marketing.
Vou explicar.
Se você já foi para Las Vegas, deve ter percebido isso.
Cada esquina que você passa, cada lugar que você olha e cada panfleto que você recebe há uma oferta diferente de show de mágica.
A concorrência parece ser brutal.
Se a concorrência é tão brutal… Las Vegas deve ser um dos piores lugares do mundo para se virar mágico, certo?
Errado.
Por que a concorrência mostra que justamente existe demanda por mágicos em Las Vegas.
As pessoas esperam isso de lá.
Elas estão dispostas a gastar dinheiro vendo shows de mágica.
Por isso… provavelmente não há lugar melhor para ir se tornar um mágico do que Las Vegas.
Agora, você não pode ser qualquer mágico.
Como com qualquer mercado concorrido, você precisa de um diferencial para ser notado.
Você precisa de um posicionamento único, de um show diferente, de uma categoria própria de mágica.
E todos os melhores mágicos de Las Vegas tem sua própria categoria.
Seu próprio posicionamento.
Por exemplo, você tem o David Copperfield, que é dono da categoria de ilusionismo grandioso (fazendo coisas gigantes desaparecerem).
Então você tem a dupla Pen and Teller, que são donos da categoria de mágica com comédia (muitas vezes zoando os próprios mágicos).
Ou você tem também Hans Klok, que se autointitula como o mágico mais rápido do mundo.
O ponto é: cada mágico tem sua própria categoria.
Quero que você tire três lições disso:
1) Não é porque alguém já faz algo que não existe espaço naquele mercado.
Imagine se os mágicos de Las Vegas tivessem falado (ah, muitas pessoas já fazem mágica aqui.. preciso de outro lugar).
Pense: se existe muita concorrência, é porque existe demanda.
2) Para ganhar um mercado você não precisa necessariamente ser melhor.
Você só precisa ser diferente. Eu não sei se o Pen and Teller são os melhores mágicos dos EUA. Mas eles são diferentes, e isso que me fez ir assisti-los.
3) Pense nessas perguntas:
Eu estou com medo de entrar em algum mercado porque ele tem muita concorrência? Como eu posso ser diferente?