Os 3 Maiores erros de consultores, coaches e freelancers

* artigo originalmente publicado para nossa lista de e-mails. Clique aqui para participar dela

Na Copy Experts atendemos (principalmente) quem vende cursos e eventos.

Empresas como Fundação Estudar, Faber Castell e agora nossa queridinha StartSe.

Isso porque é fácil ter um BOM retorno da nossa fee “salgada” com este tipo de produto.

To falando isso porque historicamente nós sempre recusamos trabalhar com Coaches, Consultores e Agências – enfim, prestadores de serviços.

Simplesmente não faz sentido cobrar nossa fee para eles.

Mesmo assim, conseguimos ajudar informalmente algumas dessas empresas e profissionais liberais a saírem da batalha de preços, e atrair (e fechar) clientes melhores.

E nessa ajuda informal, percebemos que esses são os 3 maiores erros que eles sempre cometem:

1) Posicionamento Nebuloso

O que você faz?“, eu pergunto.

Ele responde “Ajudo profissionais a conseguirem um emprego, pessoas emagrecerem e ficarem mais produtivas”.

Percebe o problema?

Ou quando converso com agências e consultores de marketing:

Fazemos marketing 360. Full service“.

Sério? Nem a Rock Content é “Full Service” e você acha que você vai conseguir ser?

Quem quer atrair todo mundo… acaba não atraindo ninguém.

O que leva a nosso segundo erro:

2) Cobrar muito pouco

Quando você faz de tudo para todos, você naturalmente é visto como uma commodity.

Sabe?

Sal, aguá, etc… Bens que são iguais em todo lugar, não importa a marca ou local da compra.

Como consequência, você fica sem diferencial ou uma proposta de valor clara e única.

E quando você está assim, não consegue cobrar o quanto realmente merece.

Ou pelo menos, o quanto você realmente PODE ganhar.

O que fica ainda pior quando sua única estratégia de marketing é…

3) Fazer o “marketing de esperança”

Conhece essa estratégia incrível de marketing?

É aquela: “Eu espero que caia um lead bom hoje“.

Legal, você pode esperar enquanto eu vou criar conteúdo, postar no Linkedin, melhorar meus anúncios no face (que já me trazem 50 leads por dia), gravar a palestra para o novo evento que me chamou, etc…

Não estou falando isso para me gabar.

E nem para mostrar como é trabalhoso e difícil (na verdade temos vários processos para acelerar e facilitar todas essas tarefas).

Falo para você entender que nossos resultados que colhemos, são frutos do que plantamos.

E quando você é um consultor ou agência, esses são alguns dos frutos que você precisa plantar:

> Conteúdo (mesmo acreditando que qualquer problema de marketing pode ser resolvido com uma boa copy, eu ainda acredito que você precisa SIM criar conteúdo e distribuí-los nas suas melhores redes).

> Posicionamento Único: por que você é diferente? O jeito mais fácil de criar um posicionamento único é sendo muito específico em QUEM você vai ajudar e COMO.

> Mecanismos de Autoridade: para mostrar que você é realmente bom no que faz e que outras pessoas concordam com isso. (Existem vários mecanismos de autoridade, como: blogs, podcasts, ganhar algum prêmio, palestrar, etc…).

> Resultados incríveis de clientes que tiveram sua ajuda.

> Funil de vendas de aquisição PAGA: para atrair leads no piloto automático TODOS os dias. (Só para você ter uma ideia, essa é uma foto que mandei para meu irmão no feriado! 7 Leads quentes marcando Calls para conversar conosco).