Como diminuir seu custo por lead em 90%

*artigo originalmente publicado para nossa lista de e-mails. Clique aqui para participar dela

Cadu Guerra é o CEO da Allugator, uma startup de aluguel de câmeras e equipamentos eletrônicos.

O Allugator é uma marketplace, o que significa que ele precisa de duas frentes:

  1. Pessoas para alugar os equipamentos
  2. Pessoas para emprestar os equipamentos

Ele não tinha dificuldade nenhuma com a primeira parte.

As câmeras são alugadas em velocidade impressionante.

Mas ele precisava aumentar sua oferta: o número de pessoas alugando câmeras.

Como fazer isso?

Com um bom funil.

Centenas de milhares de pessoas tem câmeras profissionais… mas não as usam frequentemente.

Você mesmo provavelmente tem um amigo nessas condições (ou até mesmo você é um deles).

Por isso, o Cadu foi atrás dessas pessoas no Facebook.

Suas primeiras campanhas não deram muito certo.

Seu custo por lead (ou seja, pessoas que se cadastraram demonstrando interesse) era de 30 reais.

Nesse valor… seu funil nunca iria fazer sentido.

E ele teria que desistir de anunciar no Facebook.

Até que ele pediu nossa ajuda.

Assistindo todos nossos materiais, incluindo nosso curso completo (o Sistema Simples de Copy)… ele rapidamente começou a melhorar a copy da sua página.

A headline mudou.

E cada dobra da página foi ficando mais persuasiva.

Ele então colocou uma nova versão para rodar e…

Ela fracassou miseravelmente.

O custo por lead não diminui muito.

Quando ele voltou para me contar os resultados, eu naturalmente fiquei impressionado.

Isso não era para acontecer.

A copy estava boa.

Então, voltamos a pensar no que podia melhorar.

Cortamos alguns pedaços da página que podiam confundir o leitor.

Neutralizamos algumas objeções que o leitor poderia ter.

Mudamos a headline novamente.

E…

Melhorou.

Seu custo por lead diminui mais.

E o Cadu foi melhorando cada vez mais a página.

Numa versão ele colocava mais dobras na página.

Na outra, fazia uma página mais sucinta.

Até que a junção de todos esses testes permitiram que ele montasse uma página campeã…

Convertendo cada lead em apenas 90 centavos.

A página atual começou a converter tão bem…

Que eles tiveram que parar a campanha para contratar mais vendedores!

Qual a lição?

É o que eu chamo de “princípio de Edison“.

Como você deve saber, Thomas Edison foi um dos maiores inventores da história do planeta.

O cara que patenteou a lâmpada.

E ele disse uma das frases mais famosas a respeito de fracassar.

“Eu não fracasso. Eu só descubro maneiras que não funcionam”.

E essa é a lição que você deve tirar desse curta história.

Teste, teste e teste novamente.

Você nunca sabe qual é a melhor forma de persuadir seu cliente.

Você só pode ter bons palpites.

Jogue seus melhores palpites no mercado e deixe que ele decida qual é o melhor.

Combinado?

PS: quando eu mesmo perguntei pro Cadu qual foram os maiores ensinamentos que ele teve nesse processo, isso que ele respondeu:

Promessa mais específica

Uma página pra cada público (antes era uma só pra dar informação pra dois públicos)

Copy mais agressivo

Quebra de objeção

Criativo do anúncio mais atrativo”

Concordo com todos os pontos.

Perceba, ele foi de “chega de atrasar sua vida financeira“, para “ganhe de R$102 a R$504 emprestando sua câmera parada” (promessa mais específica).

Ele separou uma página para cada público (no seu caso, uma para quem tinha câmera parada, e outra para quem ainda não tinha mas queria comprar).

Ele foi mais agressivo no copy (o que quer dizer apenas que atrelou mais benefícios nela).

Ele quebrou as objeções que as pessoas poderiam ter na página (por exemplo, dizendo o que aconteceria se a câmera emprestada fosse quebrada).

E ele melhorou os criativos dos anúncios que levaram as pessoas para página.

Agora minha pergunta para você é:

Como você pode fazer tudo isso no seu funil de vendas, ainda hoje?