Hackeando Eventos?
Artigo originalmente publicado em: https://www.facebook.com/groups/GrowthHackersBrasil/permalink/992692784220744/
Eu estava bem empolgado para palestrar no grande evento “Afiliados Brasil” – até que me vi em uma “emboscada”.
(Por sinal, esse foi o melhor evento que eu fui em MUITO tempo. Sério).
Acontece que minha palestra iria acontecer no mesmo horário que 2 outras grandes palestras, incluindo a palestra do organizador do evento, o grande Paulo Faustino.
Para piorar, a final da UEFA Champions League iria acontecer nesse mesmo horário.
Foi ai que pensei na noite de Sexta:
“Eu preciso bolar alguma estratégia para fazer as pessoas irem pra minha palestra”.
Pensei por alguns minutos. ?
- Fazer anúncios no face para as pessoas que estiverem no local do evento?
- Contratar um disparador de SMS baseado em geolocalização?
- Distribuir flyers dentro do evento?
Eram ideias legais, mas complexas demais…
Minha palestra seria às 17h no sábado e já eram 11 da noite de sexta-feira.
Eu tinha que pensar mais simples. Mais fora da caixa.
E foi ai que tive a ideia…
Se eu não tenho tempo de criar campanhas mais complexas ou flyers mais profissionais…
E se…
E se eu imprimisse “bilhetes” na minha própria impressora?
Hmmm…
E o que esse bilhetes precisariam falar para que movessem pessoas para dentro da palestra?
Pensei mais um pouco.
E esse foi o resultado.
Escrevi um bilhete que parecia uma mensagem de alguém contando sobre um segredo que seria revelado na palestra.
Claro, usei uma copy interessante, risquei o nome da pessoa que estaria recebendo o bilhete (para causar mais mistério) e circulei o horário e número do auditório em que seria minha palestra.
Com a copy e a mensagem pronta, imprimi 60 destes bilhetes…
No próximo dia, já dentro do evento, entrei na missão de deixar esses bilhetes por qualquer lugar que eu passasse e em qualquer lugar que pessoas pudessem ver.
O resultado?
Infelizmente eu esqueci de perguntar diretamente para a plateia quantas pessoas vieram por conta do bilhete…
MAS… eu tenho certeza que várias das pessoas ali foram por conta dele.
Minha palestra teve muito mais pessoas do que eu esperava… (E muito mais pessoas que outras palestras que assisti no mesmo auditório). ?
Lembre-se: eu estava “competindo” contra:
1) A palestra do organizador do evento, Paulo Faustino
2) A palestra do Leonardo Zanette
3) A final da UEFA Champions League
4) O cansaço das pessoas (era o último horário do evento)
As grandes lições que tirei?
1) Eu poderia ter deixado esse resultado para a sorte… Mas, fiz questão de pensar proativamente o que eu poderia fazer para mudar o resultado. “Sobre o que eu tenho controle?”
2) Criatividade é multiplicada por limitações. Como eu não tinha tempo, e estrutura, tive que pensar fora da caixa e montar algo que fizesse sentido ser impresso dentro de casa.
E por último…
Viva o growth hacking raiz!