Estamos complicando demais as coisas?
Artigo publicado originalmente em: https://www.facebook.com/groups/GrowthHackersBrasil/permalink/1090112871145401/
Lead scoring, automação de mkt, chatbots, growth hacking, data engineering, mother fuckinglitics, etc…
Jargão é o que não falta no mundo de hoje.
Isso é perigoso.
Jargões criam complexidade.
Parece que nunca foi tão difícil criar um negócio sustentável e escalável…
… quando a verdade é justamente o oposto.
Nunca foi tão simples criar um negócio.
O problema é que queremos complicar demais as coisas.
Queremos Growth Hacking antes de fazer o básico.
Queremos A.I antes de entender que parada é essa.
Queremos tudo do mais complexo, sendo que o simples já pode solucionar nossos problemas.
E o problema número 1 de qualquer empresa é VENDAS, certo?
Porque se você tem boas vendas, você pode solucionar qualquer problema.
Mas então, e para vender… o que você tem que fazer?
Growth Hacking, CRO, Inbound, Chatbots, etc…?
Nope.
Se você quer ter um bom negócio, você só precisa de 3 coisas. Sério.
- Marketing = como você vai adquirir leads com consistência
- Vendas = como você vai converter esses leads
- Entrega = como você vai entregar o que você vendeu
Simples.
- Para adquirir leads você tem que chamar a atenção do seu mercado.
- Para converter leads em vendas você tem que mostrar para seu lead porque ele tem mais a ganhar com o seu produto, do que sem ele.
- E para entregar o que você vendeu você só precisa criar o que você imaginou fazer quando criou sua empresa.
Simples, né?
Olha, não estou falando que é fácil, mas sim que é “simples”.
Depois que você responder essas 3 perguntas acima, é nessa hora que você começa a pensar em que canais, estratégias e táticas usar.
Mas perceba a diferença: não começamos pelo mais complexo.
Não olhamos para ChatBots e então pensamos em como usá-los. Olhamos para a pergunta de “como podemos vender mais?” e então buscamos as melhores estratégias para isso.
Justo?