Estamos complicando demais as coisas?

Artigo publicado originalmente em: https://www.facebook.com/groups/GrowthHackersBrasil/permalink/1090112871145401/

Lead scoring, automação de mkt, chatbots, growth hacking, data engineering, mother fuckinglitics, etc…

Jargão é o que não falta no mundo de hoje.

Isso é perigoso.

Jargões criam complexidade.

Parece que nunca foi tão difícil criar um negócio sustentável e escalável…

… quando a verdade é justamente o oposto.

Nunca foi tão simples criar um negócio.

O problema é que queremos complicar demais as coisas.

Queremos Growth Hacking antes de fazer o básico.

Queremos A.I antes de entender que parada é essa.

Queremos tudo do mais complexo, sendo que o simples já pode solucionar nossos problemas.

E o problema número 1 de qualquer empresa é VENDAS, certo?

Porque se você tem boas vendas, você pode solucionar qualquer problema.

Mas então, e para vender… o que você tem que fazer?

Growth Hacking, CRO, Inbound, Chatbots, etc…?

Nope.

Se você quer ter um bom negócio, você só precisa de 3 coisas. Sério.

  • Marketing = como você vai adquirir leads com consistência
  • Vendas = como você vai converter esses leads
  • Entrega = como você vai entregar o que você vendeu

Simples.

  • Para adquirir leads você tem que chamar a atenção do seu mercado.
  • Para converter leads em vendas você tem que mostrar para seu lead porque ele tem mais a ganhar com o seu produto, do que sem ele.
  • E para entregar o que você vendeu você só precisa criar o que você imaginou fazer quando criou sua empresa.

Simples, né?

Olha, não estou falando que é fácil, mas sim que é “simples”.

Depois que você responder essas 3 perguntas acima, é nessa hora que você começa a pensar em que canais, estratégias e táticas usar.

Mas perceba a diferença: não começamos pelo mais complexo.

Não olhamos para ChatBots e então pensamos em como usá-los. Olhamos para a pergunta de “como podemos vender mais?” e então buscamos as melhores estratégias para isso.

Justo?