Como Salvar O Brasil (E A Si Mesmo)

Conhece essa história ?

O Rei deu uma missão para dois de seus melhores subordinados.

Eles precisavam ir para uma cidade distante, onde todo mundo andava descalço, para vender chinelos.

Depois de algumas semanas, os dois vendedores retornam para o Rei.

O primeiro, envergonhado, disse que infelizmente não conseguiu vender nenhum chinelo, porque todo mundo lá andava descalço.

O segundo, carregava um sorriso de orelha a orelha, porque tinha vendido todos chinelos que havia levado.

“Obrigado, meu Rei”, ele disse, “ninguém lá tinha chinelo”.

A história é bonitinha e traz consigo uma lição importante.

Fatos são diferentes de percepções.

Era um fato de que todos andavam descalços lá.

Para o primeiro vendedor, esse fato levou ele a presumir que ninguém gostaria de comprar um chinelo.

Cada “Não” que ele recebia de potenciais clientes, confirmava mais sua crença de que as pessoas da cidade não estavam interessadas em chinelos.

Sua vontade de vender foi diminuindo.

Até que depois de algumas rejeições, ele simplesmente desistiu de vender.

Agora…

O segundo vendedor, gerou uma premissa diferente a partir do mesmo fato.

“As pessoas estarão morrendo de vontade de comprar um chinelo, porque elas justamente estão descalças”.

Ai ele começou a tentar vender…

Recebeu alguns “nãos” no começo, mas percebeu que os nãos vieram de pessoas que não entendiam direito os benefícios do chinelo.

Então, ele começou a explicar.

Mostrou os problemas de andar descalço…

Argumentou como era mais confortável, saudável e admirável andar de chinelo..

Explicou que as pessoas mais importantes da cidade do Rei usavam chinelos..

E foi deixando seus argumentos de vendas cada vez mais fortes.

O resultado?

Sua percepção se transformou em realidade e ele vendeu todo seu estoque.

Percebe como isso é interessante?

fato era o mesmo para os dois vendedores.

Mas sua percepção mudou totalmente sua atitude, que por sua vez, mudou completamente seus resultados.

O que me leva ao ponto desse artigo…

Você, como marqueteiro ou empreendedor, tem o incrível poder te mudar a percepção das pessoas.

É fato que várias pessoas estão sendo demitidas.

É fato que os negócios locais não podem abrir normalmente.

Mas esse mesmo fato pode gerar diferentes percepções.

Para o primeiro vendedor da história, negócios fechados significam que ninguém mais vai comprar, e que por isso todos eles vão falir.

Para o segundo vendedor, significa que existem agora literalmente dezenas de milhares de negócios locais que precisam do marketing digital pra sobrevirem…

Significa que existem dezenas de milhões de pessoas que estão mais tempo no celular… e que não podem sair de casa… e que por isso, tem mais chances de pedir alguma coisa online.

Significa que existem centenas de serviços diferentes que pessoas com algumas habilidades podem oferecer para esses negócios…

Significa que onde existe um problema, existe também uma oportunidade para se resolver esse problema.

Significa que você não tem que ficar preso aos fatos, mas sim, aberto a diferentes percepções.

Faz sentido?

Para resumir:

  • um mesmo fato pode gerar percepções diferentes
  • percepções diferentes geram atitudes diferentes, que por consequência geram resultados diferentes
  • conhecimento em marketing e vendas te possibilita ter uma percepção otimista
  • marqueteiros podem salvar o Brasil
  • você precisa mudar a percepção das pessoas, assim como eu fiz com você agora…
  • existem inúmeras oportunidades para prosperar e ajudar os outros nesses tempos esquisitos

Abraços e boas mudanças de percepções,
Max Peters

PS: estamos contratando um videomaker. Conhece alguém ou você mesmo é essa pessoa? Então mande ela para esse link por favor. 🙂