A História Por Trás Do “Anúncio Do Gato Louco”(Copiado Por Dezenas De Empresas) E Que Nos Trouxe R$100.000,00 em 60 dias.
(Post originalmente publicado no grupo Growth Hackers Brasil no dia 26 de Fevereiro).
Nos últimos 60 dias causamos certo “zurubufo” no mercado de marketing digital.
(Sim, eu acabei de inventar essa palavra).
- Lançamos nosso primeiro curso, Copy Foguete.
- Fomos de zero a 1.000 alunos.
- Empresas diversas (inclusive algumas DENTRO DESSE GRUPO) copiaram algumas ou quase todas nossas táticas (copy e imagens).
- Fomos copiados 17 vezes (pelo que eu contei).
Nesse post vou contar a história de tudo que aconteceu: de como chegamos a 1.000 alunos tão rápido e de como você pode usar os mesmos princípios na sua empresa – independentemente do que você vende.
Eis o que vou mostrar:
1️⃣ por que resolvemos usar a foto de um GATO para vender um produto sobre copy
2️⃣ por que eu passei longe de fazer milhares de testes AB quando começamos a campanha
3️⃣ qual foi o único grande teste que fizemos no começo e por que você deveria fazê-lo também
4️⃣ como nós continuamos a fazer anúncios que vendem mesmo depois de sermos brutalmente copiados (e por que não temos medo de que nos copiem)
5️⃣ o segredo (que não deveria ser um segredo) sobre como criar boas copies
6️⃣ como criar uma página de vendas de 4% de conversão (para tráfego frio)
Prontos?
Então vamos começar.
#1 – por que resolvemos usar a foto de um GATO para vender um produto sobre copy
Estranho, né?
(Na foto abaixo o nosso gato é o centralizado).
Por que alguém com mente sã colocaria um gato para ser sua foto?
Não deveríamos colocar uma pessoa? Um design bonito?
Achamos que não.
O papel de uma imagem no feed de notícias não é ser bonita ou profissional: é fazer a pessoa parar de rolar o feed.
E depois que ela para de passar o feed, ela volta para o texto, lê nossa copy e… clica no anúncio.
Então como fazer a pessoa parar o Feed?
Resposta: fazendo o que os outros não fazem.
Ninguém anunciava com a foto de um gato louco.
Nós quebramos o padrão não só do que estava sendo feito, mas também do que a pessoa estava acostumada a ver quando rola seu feed.
Isso chama a atenção.
⛔️⛔️⛔️
#2 – por que eu passei longe de fazer milhares de testes AB quando começamos a campanha
Normalmente queremos começar com o mais complicado.
25 campanhas diferentes com 10 criativos para cada campanha e assim por diante.
A complexidade é a melhor amiga da procrastinação.
Eu tinha confiança que nosso anúncio iria performar bem.
#3 – qual foi o único grande teste que fizemos no começo e porque você deveria fazê-lo também
Fizemos um teste sim.
Mas ele não foi de imagem ou copy.
Nem de orçamentos.
O teste que fizemos foi entre campanhas DIRETAS e INDIRETAS.
O que isso quer dizer?
Uma campanha direta leva o leitor diretamente para uma página de vendas.
Uma indireta leva ele antes para uma Isca Digital, e a “página de obrigado” era a página de vendas.
A campanha direta funcionou melhor e continua rodando firme e forte ainda hoje.
#4 – como nós continuamos a fazer anúncios que vendem mesmo depois de sermos brutalmente copiados (e por que não temos medo de que nos copiem)
O resultado de usar um gato em anúncio de facebook e mostrar esse anúncio para centenas de milhares de pessoas… é que as pessoas começam a notar.
Nosso anúncio principal que começou tudo isso já tem mais de 2k curtidas.
2k curtidas em um anúncio… que vende algo!
Eu acho engraçado.
Outras pessoas gostaram e começaram a copiar.
Junto com meus alunos, fizemos uma “caça” a esses copy cats e juntamos 17 anúncios usando gatos ou minha copy.
Depois que começaram a nos copiar, nossa performance começou a baixar.
Mas ainda estávamos confiantes.
Foi aí que começamos a criar mais anúncios.
E cada anúncio com um ângulo diferente… com uma imagem diferente…
Mas com o mesmo princípio.
Copy Boa + Imagem Que Chama A Atenção = Anúncio Vencedor
E aqui vai uma dica importante sobre “Copy Boa”.
Sua copy, assim como sua imagem, sempre tem que ser NOVA.
Seu apelo, suas promessas, suas headlines… têm que chamar a atenção por ser diferente.
Diferente para o SEU público. Como eu vendo para marqueteiros e empreendedores, eu sei que eles sempre estão lendo promessas e mais promessas.
Por isso, a minha promessa tem que ser diferente e única.
No seu mercado ou para os seus clientes isso pode ser até mais fácil.
Mas então… como criar copies boas?
#5 – o segredo (que não deveria ser um segredo) sobre como criar boas copies
Eu sempre falo isso, e aqui vai de novo:
Boa copy vem de boa pesquisa.
Então como você pesquisa bem?
Vou te entregar o ABC da pesquisa:
A) Pesquisa interna
Use essas perguntas:
(1) O que fez você buscar uma solução como a nossa?
Com essa pergunta você consegue descobrir a SITUAÇÃO específica que seu cliente se encontra quando foi atrás de você. Ouro puro.
(2) O que fez você escolher nós e não nossos concorrentes?
Com essa pergunta você descobre qual é a sua proposta única de valor – pela própria visão do seu cliente.
Às vezes você descobre que algo negligenciado por vocês é na verdade um dos seus pontos fortes.
(3) Você hesitou em algum momento antes de comprar? Se sim, por quê?
Aqui você descobre qualquer objeção ou fricção que seu cliente pode ter tido antes de fechar com você.
Depois de descobri-las, lembre-se de neutralizá-las em sua copy.
B) Pesquisa externas
Use grupos de facebook, o site ReclameAqui, google reviews, buzzsumo, semrush, answerthepublic, etc…
Fontes não faltam.
C) Pesquisa de concorrentes
Cace os seus concorrentes e veja o que eles estão falando.
Rafael Braga-Kribitz já mostrou como fazer isso.
Depois da pesquisa, é hora de criar sua página de vendas.
#6 – Como criar uma página de vendas de 4% de conversão (para tráfego frio)
Um anúncio tem dois papéis:
O primeiro é fazer o leitor clicar e ir para sua página de vendas.
O segundo é fazer o leitor chegar com as expectativas certas na sua página de vendas (ou landing page).
O que isso quer dizer?
Que seu anúncio e sua landing page (ou página de vendas) têm que ser congruentes. Elas devem continuar a mesma mensagem do seu anúncio.
E essa é apenas a primeira coisa importante sobre uma página de vendas.
A outra é a seguinte: você tem certeza que de fato PRECISA de uma página de vendas?
Existe uma matriz que criei que chamo de Canal X Preço.
A ideia é simples… o ticket de um produto vai dizer COMO você deve vendê-lo.
Um curso de apenas R$97 como o Copy Foguete?
Simples de vender com apenas uma página de vendas.
O mesmo pode não ser verdade para o seu produto.
Às vezes você realmente só consegue criar uma landing page para capturar leads e fazer a venda final pessoalmente.
O ticket do seu produto vai ditar sua estratégia.
Voltando a página de vendas… como criar uma boa?
Novamente, aqui você não precisa re-criar a receita do bolo. Faça apenas isso:
Headline
Sub-headline
Problema
Solução
Prova de que a solução funciona
Preço
CTA
FAQ
Óbvio que uma página de vendas pode ficar muito mais complexa do que isso.
Mas é um bom começo.
Faz sentido?
A última coisa importante que você precisa saber sobre uma página de vendas é que…
Quanto mais saturado seu mercado, mais difícil de criar uma boa página de vendas.
Isso porque um mercado cético responde de maneira diferente.
E nessas horas, você precisa de um BOM copywriter para saber como lidar com isso.
Justo?
Então eis o que vimos nesse post:
#1 – use imagens que quebrem o padrão
#2 – comece pelo mais simples
#3 – teste entre ofertas diretas e indiretas
#4 – seu anúncio deu certo? continue criando mais anúncios com ângulos diferentes
#5 – boa copy vem de boa pesquisa
#6 – uma boa página de vendas segue sempre uma receita parecida
#7 – entenda se o seu negócio realmente precisa de uma página de vendas ou não
Gostou?
Se sente mais preparado para criar uma campanha fo** de facebook ads?
Quer ainda mais?
Show.
Porque se você quer aprender tudo o que sabemos sobre como criar anúncios (e post orgânicos lucrativos), convido você a se inscrever no nosso aclamado curso, Copy Foguete.
Antes de aumentarmos o preço. (Sério)